CNJ promove reuniões virtuais para falar sobre o Portifólio Nacional de Programas e Projetos de TIC do Poder Judiciário

Órgão Vinculado: Conselho Nacional de Justiça
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Estão em andamento as reuniões periódicas virtuais promovidas pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para discutir o Portfólio Nacional de Programas e Projetos de TIC do Poder Judiciário.

Esses encontros são muito importantes, pois oferecem um espaço estruturado para a troca de metodologias, resultados de desenvolvimento, testes e integrações referentes ao extenso Portfólio de soluções sendo desenvolvidas no âmbito do Conselho Nacional de Justiça, especialmente no contexto do Programa Justiça 4.0.

Comunicação e Integração

A comunicação sobre a diversidade do Portfólio de projetos e produtos de TI, sejam eles em fase inicial, recente ou mais madura, é fundamental para disseminar casos de sucesso, aprendizagens e oportunidades de engajamento, tanto em projetos quanto no uso de produtos. Essa iniciativa visa maximizar o aproveitamento das soluções desenvolvidas ao longo dos últimos anos, destacando seu potencial de uso e o valor agregado.

O objetivo desse espaço virtual é fomentar o espírito de desenvolvimento comunitário colaborativo, essencial para soluções que impactam significativamente a estrutura de TI do Poder Judiciário brasileiro. Para alcançar esse esforço colaborativo, é crucial dar publicidade aos resultados, ao desenvolvimento e aos processos de construção dessas soluções.

A diretriz do projeto periódico de conversas sobre o Portfólio Nacional de Programas e Projetos de TIC do Poder Judiciário é inspirar tribunais e suas equipes a adotar novas soluções nacionais. Com novas soluções surgindo constantemente, este projeto é vital para promover o aculturamento digital e aproveitar as grandes ideias que existem por todo o Brasil.

História e Agenda

O projeto, em andamento desde fevereiro de 2022, já realizou 24 reuniões ao longo desse período. Na agenda deste ano, os encontros estão programados para os dias 26 de agosto (25ª Reunião), 21 de outubro (26ª Reunião) e 16 de dezembro (27ª Reunião). Para acompanhar as reuniões, basta acessar o canal do CNJ no YouTube.

Na última reunião, realizada em 25 de junho de 2024, o foco foi o Projeto SAREF (Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial). Durante a apresentação, foram abordados o contexto histórico de criação do projeto, os atores e fatores envolvidos no processo, a metodologia utilizada, os valores agregados, e as perspectivas políticas, negociais e técnicas, além das necessidades de nacionalização nas unidades judiciárias.

O SAREF combina diversas tecnologias, como dispositivos móveis, processos de georreferenciamento, biometria facial e integração com o SEEU, para permitir a apresentação remota de pessoas submetidas a várias medidas relacionadas à prisão (medidas cautelares, apresentação em juízo, etc.).

A iniciativa existe para contar as histórias técnicas que normalmente não são compartilhadas, vivências e experiências em busca de soluções para as políticas públicas, expressando resultados  que fazem diferença para todo o ecossistema do Judiciário.

Para saber mais e ficar por dentro do conteúdo apresentado na 24ª Reunião para Apresentação de Programas e Projetos do Portfólio de TIC do CNJ, acesse o link.

E para conhecer mais sobre o Portfólio de TIC do CNJ acesse:

• Portfólio Nacional de Programas e Projetos de TIC do Poder Judiciário - Portal CNJ

• Portfólio de Projetos (cnj.jus.br)

 

Fonte: Conselho Nacional de Justiça

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Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

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Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

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Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.