CNJ avança na transformação digital: Plano para 2024/2025 em progresso

Órgão Vinculado: Conselho Nacional de Justiça
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Em fevereiro de 2024 o CNJ por meio da Portaria n. 78/2024, tornou público o Plano de Transformação Digital do Conselho Nacional de Justiça (PTD-CNJ), para o período 2024/2025. Uma iniciativa que prevê:


Ações de Comunicação e Capacitação

• A elaboração de campanhas institucionais para divulgação e orientação sobre a Transformação Digital no Poder Judiciário.
• O Fomento da capacitação de servidores e membros do Poder Judiciário sobre o tema transformação digital.

Ações de Compliance

• A definição de padrão mínimo de qualidade para os serviços digitais para o Poder Judiciário.

Ações de TIC

• A definição de padrão nacional para a utilização de credenciais de login único e interface de interação dos sistemas judiciais.
• O desenvolvimento e manutenção padrão para a integração de canais digitais e interoperabilidade de sistemas.
• A promoção da transformação digital de serviços com o desenvolvimento da PDPJ-Br.
• O estabelecimento de mecanismos para permitir avaliação dos serviços digitais prestados pelo CNJ pela sociedade.

Ações de Negócio

• A identificação dos serviços (presencial e/ou digital) que são prestados à sociedade e as respectivas unidades de negócio responsáveis por mantê-los.
• A criação do plano de ação para digitalização dos serviços presenciais.
• A Criação do serviço digital para promover monitoramento do cumprimento dos normativos do CNJ pelos Órgãos do Poder Judiciário.
• A atualização da carta de serviços do CNJ.

Ações normativas

• A normatização dos serviços digitais identificados.

Utilizando a PDPJ-Br, o marketplace do Poder Judiciário e com base no art. 29 da Resolução nº 370/2021, o CNJ já definiu o padrão nacional para a utilização de credenciais de login único e interface de interação dos sistemas judiciais, por meio do Single Sign-On (SSO), baseado no Keycloak, os usuários podem ter acesso integrado a vários sistemas com login unificado, sem a necessidade de diferentes cadastros.

Contudo para cumprimento dos requisitos de negócio e cronograma da iniciativa, ainda temos pelo caminho ações para o desenvolvimento da PDPJ-Br, como a definição dos requisitos essenciais, da arquitetura e de ferramentas, e o desenvolvimento dos módulos estruturantes da PDPJ-Br.

Essa etapa de desenvolvimento está em pleno processo de execução através das fases:

De estruturação

• Lançamento do Programa Justiça 4.0 em janeiro de 2021 e adesão contínua dos
• Tribunais;
• Desenvolvimento e implantação da PDPJ-Br em agosto de 2021 como política pública e
• base tecnológica do Poder Judiciário brasileiro;
• Concepção do ecossistema de dados e da infraestrutura tecnológica;
• Estratégia de colaboração e compartilhamento de soluções tecnológicas;
• Sanitização de dados.

De consolidação

• Criação do Portal Único de Serviços do Judiciário;
• Ampliação do uso das soluções tecnológicas desenvolvidas;
• Desenvolvimento de novos serviços, como automação da execução fiscal e gestão de
• Requisições de Pequeno Valor (RPV)/Precatórios.

 

Atualmente são 82 órgãos do Judiciário (89%) que já utilizam o serviço de notificações, 90 órgãos do Judiciário (98%) que utilizam o login único (SSO) e 185 fontes de dados (97%) conectadas à PDPJ-Br.

 

O progresso do desenvolvimento da PDPJ-Br pode ser acompanhado na página dedicada à Plataforma no Portal do CNJ, e a documentação detalhada sobre a PDPJ-Br pode ser acessada por meio deste link.

Saiba mais sobre o serviço de SSO.

Conheça o Plano de Transformação Digital do Conselho Nacional de Justiça (PTD-CNJ).



Fonte: Conselho Nacional de Justiça

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Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

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Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

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Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

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2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

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Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.