TJDFT lança conjunto de identificação padrão de magistrados

Órgão Vinculado: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) lançou, em abril, o Conjunto de Identificação Padrão de Magistrado e de Magistrada. A apresentação e a entrega das primeiras carteiras ocorreram durante cerimônia, no Espaço Flamboyant.

O conjunto de identificação é resultado de cooperação entre o TJDFT e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que confeccionou as carteiras de identificação dos magistrados e magistradas do Tribunal junto com a nova carteira nacional de identificação. O documento está no padrão nacional definido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além das duas carteiras físicas, o conjunto de identificação padrão de magistrado e magistrada contém, ainda, o distintivo, um porta-documentos e a carteira de identidade de magistrado e magistrada digital. A carteira digital foi confeccionada pelo TJDFT, por meio da Assessoria de Soluções em Sistemas Administrativos da Secretaria Geral.

O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, pontuou que o desenvolvimento da carteira digital coloca o Tribunal na vanguarda do uso da nova tecnologia. O magistrado agradeceu a parceira com a PCDF e o empenho dos servidores do Tribunal na busca por soluções.

“Com grande contribuição da PCDF e do envolvimento da nossa TI e dos nossos servidores, a nossa carteira digital permite nossa identificação civil e funcional. Esses documentos certamente serão importantes no nosso dia a dia”, destacou.

O Delegado-Adjunto da PCDF, Benito Augusto Galiani Tiezzi, lembrou o processo desde os primeiros contatos até a confecção das carteiras. “É um momento importante e que levou um bom tempo. Foram três anos. (...) É com muita honra que fazemos isso. É um privilégio para PCDF poder ajudar”, disse.

Na ocasião, o 1º Vice-Presidente do Tribunal, Desembargador Angelo Passareli, o Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador J. J. Costa Carvalho, o Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira e o Presidente da AMAGIS/DF, Juiz de Direito Carlos Alberto Martins Filho, receberam as carteiras de identificação. Os Juízes Auxiliares da Presidência, Luis Martius Holanda Bezerra Junior e Caio Brucoli, e a Juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidencia, Marília Guedes, também participaram da solenidade. O 2º Vice-Presidente do Tribunal, Sergio Rocha, também recebeu o documento nesta segunda-feira.

Carteira digital

Durante a solenidade, o Assessor de Soluções em Sistemas Administrativos da Secretaria-Geral do TJDFT, Thiago Flach, explicou as funcionalidades da carteira digital. Ele lembrou que o documento está de acordo com a Resolução 315 e a Portaria 122, ambas do CNJ.

“Nossa carteira está vinculada ao sistema de recursos humanos. Nós temos como característica principal, que é o maior diferencial, a atualização dos dados funcionais, dados pessoais e da foto na carteira digital. Qualquer informação atualizada no sistema de recursos humanos vai aparecer na carteira”, disse.

Para acessar ao documento digital, é necessário baixar o aplicativo no celular. A identidade funcional do TJDFT está disponível na app store e no Google play. Após baixar o aplicativo, magistrados e magistradas podem acessar o documento digital por meio do usuário e da senha de rede.

Além de magistrados e servidores do TJDFT, a solenidade contou com a presença do Diretor do Departamento de Polícia Técnica da PCDF, Raimundo Cleverlande Alves de Melo; do Chefe de Assessoria Institucional, Kleber Luiz; e do Corregedor-Geral da PCDF, Ecimar Loli.

Aperte ESC para fechar

Novos Usuários...

Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

Aperte ESC para fechar

Contatos...

Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

Aperte ESC para fechar

Dúvidas...

Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.