Diretrizes, metas e indicadores de Tecnologia da Informação e Gestão de Dados são atualizados na 8ª Versão do Plano Estratégico do CNJ
- Órgão Vinculado: Conselho Nacional de Justiça
O primeiro ciclo do planejamento estratégico do CNJ foi instituído por meio da portaria nº 18, de 19 de fevereiro de 2009, para o período 2010-2014, como desdobramento da Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário.
Visão Geral
A metodologia adotada para realizar a gestão da estratégia é o Balanced Scorecard – BSC. Este método prevê a representação gráfica dos objetivos estratégicos (mapa estratégico), agrupados em perspectivas logicamente organizadas, de forma a demonstrar a relação de causa e efeito entre eles, assim como o impacto dos resultados aferidos na missão institucional.
Histórico em TIC
No último ciclo que finalizou em 2020, os Objetivos Estratégicos relacionados à TIC eram:
• Desenvolver práticas reconhecidas de governança e de gestão de TIC, garantindo o alinhamento com a estratégia do CNJ e do Poder Judiciário, bem como prover infraestrutura tecnológica adequada para impulsionar projetos e ações.
• Incentivar a integração e a interoperabilidade entre os diversos sistemas, permitindo a troca de informações de maneira eficiente e eficaz entre os órgãos do Poder Judiciário, bem como estimular o desenvolvimento de sistemas de forma colaborativa, sempre que possível, possibilitando que equipes de diferentes órgãos atuem em conjunto e compartilhem conhecimento.
Os objetivos estratégicos da época possuíam os seguintes indicadores:
• Evolução do perfil de Governança de TI – iGovTI com meta de atingir 0,79 do índice de Governança de TI (iGovTI), até 2020.
• Índice de incentivo institucional à integração, à interoperabilidade e ao desenvolvimento colaborativo de sistemas de informação com Meta de realizar 100% das iniciativas com a finalidade de impulsionar a integração, a interoperabilidade e o desenvolvimento colaborativo de sistemas de informação, até 2020.
Como iniciativas estratégicas e institucionais no período, foram mapeadas o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC, a Elaboração da Política de Segurança da Informação, a Elaboração e implantação do Plano Anual de Capacitação do DTI, a Elaboração da Política de Gestão de Sistemas de Informação do CNJ e Elaborar Política de Gestão de Pessoas de TIC
O Ciclo de 2021 - 2026
Com a 8ª atualização do Plano Estratégico do CNJ, em julho de 2024, novas informações e diretrizes da perspectiva de Aprendizado e Crescimento foram atualizadas e padronizadas para registro da evolução de TIC:
O objetivo 9 vem para fortalecer o fomento e incremento da produção de soluções tecnológicas, com foco em inovação e transformação digital, possui como diretriz norteadora o desenvolvimento de ações e disseminação de práticas que estimulem a inovação tecnológica para a ampliação da transformação digital e da inteligência artificial no Poder Judiciário. E, ainda, para desenvolver ações tecnológicas que promovam a materialização de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário, como o Processo Judicial Eletrônico, dentre outras políticas nacionais, com base nos princípios da eficiência, da eficácia, da economicidade e da efetividade.
Como indicador, o Objetivo 9 traz a necessidade de mensuração do engajamento dos usuários na Plataforma Connect-JUS, com meta até 2026 de incrementar anualmente o engajamento dos usuários na Plataforma Connect-JUS, visando um crescimento de 20% no ano de 2024, seguido por um aumento de 15% em 2025 e de 10% em 2026. A meta em 2024 já apresenta alcance de 67%.
Projetos institucionais vinculados ao Objetivo 9:
• SNIPER – Justiça 4.0
• CODEX
• SINAPSES I
• Mineração de Processos do Pje
• Serviços Estruturantes da Plataforma Digital do Poder
• Judiciário (PDPJ-Br)
• SINAPSES II
• SINAPSES III
• SNGB - Sistema Nacional de Gestão de Bens (antigo Novo
• SNBA
• Domicílio Judicial Eletrônico
• DPVATJUD
Já o Objetivo 10 foi desenvolvido e definido para aprimorar a governança e a gestão da tecnologia e comunicação sob a ótica de soluções colaborativas, por meio do desenvolvimento e disseminação de práticas reconhecidas de governança e de gestão de TI, garantindo o alinhamento com a estratégia do CNJ e do Poder Judiciário, e tendo como referência o desenvolvimento colaborativo, sempre que cabível. Possui como indicadores:
• O índice de satisfação dos usuários de TIC com meta de atingir 95% no índice de satisfação dos usuários de TIC, até 2026: A primeira mensuração está prevista para o 2º semestre de 2024.
• A evolução do Perfil de Governança de TI – iGovTIC-JUD com meta de atingir 90 pontos de resultado no índice de Governança de TIC (iGovTIC-JUD), até 2026, alcançando o nível “Excelência” de maturidade: A primeira mensuração está prevista para o 2º semestre de 2024.
• O índice de soluções de TIC de alta criticidade com gestão de risco com meta de ter 100% das Soluções de TIC de alta criticidade com gestão de risco, até 2026. Em 2024, 61% das Soluções de TIC de alta criticidade já possuem gestão de risco.
Projetos institucionais vinculados ao Objetivo 10:
• Diagnóstico e disseminação - Justiça 4.0
• Implementação dos Planos de Ação
• Integração plena à PDPJ-Br e ao PJ 4.0
O fato é que a construção viva do Mapa Estratégico do CNJ é uma poderosa ferramenta no auxílio da organização, comunicação e implementação de ações para que todos atuem alinhados com os objetivos e metas que refletem o negócio, garantindo maior participação, engajamento, comprometimento com a execução da estratégia institucional e melhores resultados em processos, tecnologias e pessoas.
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Fonte: Conselho Nacional de Justiça