Diretrizes, metas e indicadores de Tecnologia da Informação e Gestão de Dados são atualizados na 8ª Versão do Plano Estratégico do CNJ

Órgão Vinculado: Conselho Nacional de Justiça
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O primeiro ciclo do planejamento estratégico do CNJ foi instituído por meio da portaria nº 18, de 19 de fevereiro de 2009, para o período 2010-2014, como desdobramento da Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário.

Visão Geral

A metodologia adotada para realizar a gestão da estratégia é o Balanced Scorecard – BSC. Este método prevê a representação gráfica dos objetivos estratégicos (mapa estratégico), agrupados em perspectivas logicamente organizadas, de forma a demonstrar a relação de causa e efeito entre eles, assim como o impacto dos resultados aferidos na missão institucional.

Histórico em TIC

No último ciclo que finalizou em 2020, os Objetivos Estratégicos relacionados à TIC eram:

• Desenvolver práticas reconhecidas de governança e de gestão de TIC, garantindo o alinhamento com a estratégia do CNJ e do Poder Judiciário, bem como prover infraestrutura tecnológica adequada para impulsionar projetos e ações.

• Incentivar a integração e a interoperabilidade entre os diversos sistemas, permitindo a troca de informações de maneira eficiente e eficaz entre os órgãos do Poder Judiciário, bem como estimular o desenvolvimento de sistemas de forma colaborativa, sempre que possível, possibilitando que equipes de diferentes órgãos atuem em conjunto e compartilhem conhecimento.

Os objetivos estratégicos da época possuíam os seguintes indicadores:

• Evolução do perfil de Governança de TI – iGovTI com meta de atingir 0,79 do índice de Governança de TI (iGovTI), até 2020.

•  Índice de incentivo institucional à integração, à interoperabilidade e ao desenvolvimento colaborativo de sistemas de informação com Meta de realizar 100% das iniciativas com a finalidade de impulsionar a integração, a interoperabilidade e o desenvolvimento colaborativo de sistemas de informação, até 2020.

Como iniciativas estratégicas e institucionais no período, foram mapeadas o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC, a Elaboração da Política de Segurança da Informação, a Elaboração e implantação do Plano Anual de Capacitação do DTI, a Elaboração da Política de Gestão de Sistemas de Informação do CNJ e Elaborar Política de Gestão de Pessoas de TIC

O Ciclo de 2021 - 2026

Com a 8ª atualização do Plano Estratégico do CNJ, em julho de 2024, novas informações e diretrizes da perspectiva de Aprendizado e Crescimento foram atualizadas e padronizadas para registro da evolução de TIC:

O objetivo 9 vem para fortalecer o fomento e incremento da produção de soluções tecnológicas, com foco em inovação e transformação digital, possui como diretriz norteadora o desenvolvimento de ações e disseminação de práticas que estimulem a inovação tecnológica para a ampliação da transformação digital e da inteligência artificial no Poder Judiciário. E, ainda, para desenvolver ações tecnológicas que promovam a materialização de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário, como o Processo Judicial Eletrônico, dentre outras políticas nacionais, com base nos princípios da eficiência, da eficácia, da economicidade e da efetividade.

Como indicador, o Objetivo 9 traz a necessidade de mensuração do engajamento dos usuários na Plataforma Connect-JUS, com meta até 2026 de incrementar anualmente o engajamento dos usuários na Plataforma Connect-JUS, visando um  crescimento de 20% no ano de 2024, seguido por um aumento de 15% em 2025 e de 10% em 2026. A meta em 2024 já apresenta alcance de 67%.

Projetos institucionais vinculados ao Objetivo 9:

 • SNIPER – Justiça 4.0

• CODEX

• SINAPSES I

• Mineração de Processos do Pje

• Serviços Estruturantes da Plataforma Digital do Poder

• Judiciário (PDPJ-Br)

• SINAPSES II

• SINAPSES III

• SNGB - Sistema Nacional de Gestão de Bens (antigo Novo

• SNBA

• Domicílio Judicial Eletrônico

• DPVATJUD

Já o Objetivo 10 foi desenvolvido e definido para aprimorar a governança e a gestão da tecnologia e comunicação sob a ótica de soluções colaborativas, por meio do desenvolvimento e disseminação de práticas reconhecidas de governança e de gestão de TI, garantindo o alinhamento com a estratégia do CNJ e do Poder Judiciário, e tendo como referência o desenvolvimento colaborativo, sempre que cabível. Possui como indicadores:

• O índice de satisfação dos usuários de TIC com meta de atingir 95% no índice de satisfação dos usuários de TIC, até 2026: A primeira mensuração está prevista para o 2º semestre de 2024.

• A evolução do Perfil de Governança de TI – iGovTIC-JUD com meta de atingir 90 pontos de resultado no índice de Governança de TIC (iGovTIC-JUD), até 2026, alcançando o nível “Excelência” de maturidade: A primeira mensuração está prevista para o 2º semestre de 2024.

• O índice de soluções de TIC de alta criticidade com gestão de risco com meta de ter 100% das Soluções de TIC de alta criticidade com gestão de risco, até 2026. Em 2024, 61% das Soluções de TIC de alta criticidade já possuem gestão de risco.

Projetos institucionais vinculados ao Objetivo 10:

• Diagnóstico e disseminação - Justiça 4.0

• Implementação dos Planos de Ação

• Integração plena à PDPJ-Br e ao PJ 4.0

O fato é que a construção viva do Mapa Estratégico do CNJ é uma poderosa ferramenta no auxílio da organização, comunicação e implementação de ações para que todos atuem alinhados com os objetivos e metas que refletem o negócio, garantindo maior participação, engajamento, comprometimento com a execução da estratégia institucional e melhores resultados em processos, tecnologias e pessoas.

Conheça mais sobre o Mapa Estratégico do CNJ

 

Fonte: Conselho Nacional de Justiça

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Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

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Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

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Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.