Projeto Data Lake chega na última etapa de produção

Órgão Vinculado: Conselho Nacional de Justiça
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Em um mundo onde decisões baseadas em dados são essenciais, o Projeto Data Lake emerge como uma iniciativa crucial para a modernização e eficiência dos processos judiciais. Esta iniciativa não só garante a conformidade com regulamentações e proteção de dados institucionais, mas também promove inovações ancoradas em análises preditivas e na valorização dos dados de negócios e sistêmicos.

História

Em fevereiro de 2023, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou um projeto transformador para a gestão de dados. Nomeado Projeto Data Lake, o objetivo é criar um repositório corporativo único dentro do Programa Justiça 4.0, consolidando dados de diversas fontes. Essa ideia surgiu a partir de uma análise do Programa Justiça 4.0, identificando a necessidade de centralizar dados estruturados e não estruturados, evitando gargalos e redundâncias no consumo de informações processuais.

Resultados Esperados

 

O Data Lake visa a alta disponibilidade de informações sem perda de desempenho, mesmo com o grande volume de processos dos sistemas do Poder Judiciário

 

Além disso, fornecerá uma infraestrutura de armazenamento centralizado para dados de fontes heterogêneas, garantindo rapidez e segurança. Isso resultará em melhorias na gestão e governança das informações, redução de redundâncias e custos operacionais, além de maximização de recursos. Na prática, o Data Lake funcionará como o “coração” do Programa Justiça 4.0, armazenando dados em diferentes formatos para serem consumidos por outros sistemas e aplicações integrados, permitindo maior flexibilidade, escalabilidade, segurança, controle de acesso e monitoramento.

Equipe

A equipe do Projeto Data Lake é composta por analistas de negócios, Scrum Master, desenvolvedores seniores e plenos, arquitetos de dados, cientistas de dados, analistas de teste, arquitetos de software e gerente de projetos. Todos trabalham em conformidade com a Estratégia do CNJ 2021-2026, a Estratégia Nacional e a Política Judiciária, especificamente no Eixo de Justiça.

Etapas

O projeto já concluiu as fases de planejamento, criação de modelos e mapeamento de dados, definição de arquitetura, desenvolvimento de infraestrutura (AWS Cloud), estruturação e reestruturação de arquitetura, melhorias para POC – CSJT e MVP. Atualmente, está na Etapa 10, a fase de Produção, que inclui a carga de dados no Data Lake, implementação de camadas, melhorias evolutivas e corretivas, documentação, serviços estruturantes, configuração de infraestrutura, garantia de qualidade dos dados, permissões, observabilidade e consumo de dados para BI e IA, além do carregamento completo do CODEX e encerramento da implementação do projeto.

Nesta última fase, são executadas rotinas de consumo de dados, testes de estresse para garantir estabilidade, disponibilidade e confiabilidade do Data Lake, além de testes de carga, desempenho, acesso à aplicação e segurança da informação.

Conforme o último relatório de progresso de 22 de julho de 2024, o projeto está no prazo, com 88,8% de execução. Os resultados positivos até o momento indicam que a finalização pode ser antecipada, inicialmente prevista para dezembro de 2024.


Fonte: Conselho Nacional de Justiça

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Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

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5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.