CNJ conclui visitas a tribunais do país para assegurar implantação do Justiça 4.0

Órgão Vinculado: Conselho Nacional de Justiça
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Iniciativa_Justiça_4.0_em_todo_o_país_09_08_24_009ea.jpg

Neste mês de julho, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu um ciclo de 31 visitas aos tribunais de todo o país para assegurar a implantação e o uso das ferramentas desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0. Essas ferramentas fazem parte da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e do Codex, que reúnem base de dados processuais dos tribunais brasileiros. O Programa Justiça 4.0 tem o principal objetivo de impulsionar a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis.

As visitas tiveram início em outubro de 2023 e percorreram todos os estados brasileiros, com exceção do Rio Grande do Sul (TJRS e TRF-4), que teve a reunião cancelada em decorrência das enchentes que afetaram o estado, e será atendido em momento oportuno. No dia 18 de julho, essa etapa de treinamento foi encerrada com a visita ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Para o juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Justiça 4.0, Dorotheo Barbosa Neto, a iniciativa trouxe resultados positivos. Presente em todas as 31 visitas, o magistrado pôde constatar o avanço do processo de implantação das soluções desenvolvidas pelo Programa em quase todos os tribunais. “Prestamos muitos auxílios, recebemos críticas, mas a grande maioria dos tribunais agradeceu com entusiasmo o apoio que demos depois das visitas presenciais. Ainda temos muito trabalho, mas os resultados são evidentes e podemos dizer ao ministro Luís Roberto Barroso que cumprimos esta primeira missão de integração”, comemora.

O magistrado do TJPB Jeremias de Cássio Carneiro de Melo avaliou positivamente a visita da qual participou: “Foi extremamente produtiva e reforçou a importância da integração e modernização trazidas pelo Programa Justiça 4.0. O TJPB está em plena conformidade com todas as metas estruturais apontadas, destacando-se o compromisso, já em fase final, da implementação completa do Datajud, na integração dos sistemas à PDPJ-Br e na utilização avançada do Codex para gestão de informações processuais. A colaboração contínua com o CNJ é essencial para o sucesso dessas inovações”, aponta.

Diálogo favorece a adoção dos sistemas

Em cada visita, a equipe do Justiça 4.0 se reuniu com representantes dos tribunais locais para acompanhar a integração dos seus sistemas, identificar gargalos técnicos e definir indicadores para monitorar a implantação da PDPJ-Br. Para o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Alexandre Libonati de Abreu, o ciclo de visitas permitiu ao CNJ aprimorar o relacionamento com os tribunais e contornar os obstáculos que podem surgir entre os órgãos do Poder Judiciário e uma instância superior de controle e governança.

“A presença da delegação do CNJ no tribunal, para conversar francamente sobre as demandas e dificuldades e trocar experiências e opiniões, tinha o intuito de reduzir o distanciamento, fomentar o diálogo e a colaboração. A principal lição aprendida é a de que o diálogo e a cooperação constituem fatores reais de aproximação, e que a mera imposição das políticas públicas estabelecidas pelo CNJ não é suficiente para torná-las efetivas”, explica.

Sobre os sistemas a serem adotados

Ao longo dos últimos meses, as visitas institucionais permitiram que os tribunais traçassem estratégias para expandir o uso do Domicílio Judicial Eletrônico e do Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB), bem como melhorar a qualidade dos dados transmitidos ao Codex (plataforma de extração de dados e informações processuais). Também integraram as agendas diálogos sobre as capacitações de magistrados, magistradas e servidores e servidoras no uso das soluções desenvolvidas pelo Justiça 4.0, como o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper) e o Prevjud, bem como a criação de estratégias de comunicação para divulgar as iniciativas. Os tribunais foram incentivados a compartilhar boas práticas de inovação para o futuro do Poder Judiciário e experiências de implantação das soluções disponibilizadas.

Durante as reuniões, as equipes do Justiça 4.0 apresentaram indicadores para avaliar o grau de integração dos tribunais às ferramentas do Programa e obtiveram retrato da situação atual. A adesão à PDPJ-Br foi o primeiro ponto analisado, uma vez que a plataforma agrega diversos serviços oferecidos para unificar os processos eletrônicos e é considerada uma política pública que consolida a digitalização dos órgãos judiciários. De acordo com o último balanço, apenas 2% dos tribunais não possuem sistemas integrados à PDPJ-Br.

Quase 100% de uso

Os indicadores mostraram também a evolução da integração a partir das visitas institucionais. De fevereiro a julho de 2024, o número de tribunais que fazem uso do Serviço de Notificações, um dos oferecidos pela PDPJ-Br, saltou de 46% em fevereiro para 99% em julho. Outro fator medido refere-se ao sistema de login único da PDPJ-Br, que permite aos usuários acessar outros sistemas sem precisar passar por mais fatores de autenticação. Dos 93 tribunais monitorados, 98% fazem o login único na plataforma para acessar outras funcionalidades.

Codex

Durante o trabalho com os tribunais, a equipe do Justiça 4.0 avaliou a transmissão de dados dos órgãos para o Codex, plataforma que consolida e fornece informações processuais a várias aplicações utilizadas pelo Poder Judiciário. Até o dia 23 de julho, os tribunais carregaram mais de 8 bilhões de documentos, referentes a 293 milhões de processos. Quanto ao tempo que os tribunais gastam com essa alimentação, as equipes estimaram que 98% enviam dados ao Codex em até 24 horas. Para armazenar essas informações, os tribunais dispõem de 221 fontes de dados. Destas, apenas 4 ainda não foram implantadas no Codex.

Programa Justiça 4.0

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de Justiça.

 

Fonte: Conselho Nacional de Justiça

Aperte ESC para fechar

Novos Usuários...

Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

Aperte ESC para fechar

Contatos...

Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

Aperte ESC para fechar

Dúvidas...

Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.