TRE-RR realiza o 14º Simulado Nacional de Hardware

Órgão Vinculado: Tribunal Regional Eleitoral de Roraima
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De 15 a 17 de julho, na 1ª zona eleitoral acontece o 14º Simulado Nacional de Hardware

TRE/RR realiza 14º Simulado Nacional de Hardware

 

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), por meio da Seção de Gestão de Urnas Eletrônicas (SGUE), realiza de 15 a 17 de julho o 14º Simulado Nacional de Hardware (SNH), na 1ª zona Eleitoral. O Simulado acontece em todo o país de 1 a 18 de julho, e visa identificar falhas que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, para permitir a análise posterior de suas causas e sua solução antes do pleito de 2024.

A simulação conta com a participação de 12 servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), de maneira idêntica ao modo como é feito o processo eleitoral oficial.

Ao total são três dias de realização do processo, sendo no primeiro dia a realização da carga das urnas, já no segundo e terceiro dia será simulado o "dia de votação" e também será realizada a transmissão dos resultados.

Estão sendo utilizadas 84 (oitenta e quatro) urnas, sendo 82 (oitenta e duas) urnas de seção e 02 (duas) urnas de contingência, modelos 2020 e 2022, perfazendo o total de 4% (quatro por cento) das urnas eletrônicas do Estado. 

Objetivo dos Testes

O objetivo dos testes é verificar a eficácia dos sistemas e detectar com antecedência os problemas de funcionamento das urnas eletrônicas que possam ocorrer nas eleições municipais de 2024. A biometria dos participantes previamente escolhidos é coletada e então são criadas relações de títulos fictícios para gerar mídias de carga. Os dados de servidores serão inseridos nas urnas eletrônicas, permitindo que o sistema seja testado em todas as suas funcionalidades, incluindo a transmissão de resultados.

#pracegover #pratodomundover #acessibilidade -Na foto, em uma sala de paredes brancas, temos várias urnas eletrônicas sobre uma bancada. Por detrás da bancada, três homens de pele branca estão em pé mexendo nas urnas. Dois homens usam óculos de grau e um deles usa máscara de proteção. 

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Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

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5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

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11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.