TJAP instala salas de videoconferência e inclusão digital nos Postos Avançados do Judiciário amapaense

Órgão Vinculado: Tribunal de Justiça do Amapá
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

tjap salasinstaladasvideos

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Secretaria de Estrutura de Tecnologia da Informação e de Comunicação (Setic), inaugurou novas salas de videoconferência no postos avançados de Cutias e Itaubal, além da instalação de Pontos de Inclusão Digital de Itaubal e Pracuúba. As medidas atendem a Resolução Nº 508 de 22/06/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o titular da Setic, Genner Moreira, está é apenas mais uma ação desenvolvida pelo TJAP visando garantir soluções tecnológicas eficientes para o cumprimento da missão do Tribunal de Justiça, que busca a garantia da paz social. “Com essa implantação, queremos aproximar mais o Tribunal do cidadão, desta vez fazendo o inverso do que sempre ocorreu: ao invés de o cidadão vir até o Tribunal, até os fóruns, agora a Justiça é que vai até o cidadão, disponibilizando meios tecnológicos que possibilitam o cidadão de qualquer local, nesse caso de Cutias e Itaubal, adentrar a qualquer secretaria, qualquer gabinete da estrutura organizacional do Tribunal de Justiça, por meio da nossa ferramenta Balcão Virtual”.

“O cidadão pode, assim, agendar, se aconselhar, resolver alguma pendência, se apresentar e participar de audiências, além de emitir certidões e usufruir de toda uma gama de serviços que temos disponíveis no nosso portal e através do nossos sistemas”, detalhou.

Com a implementação de salas de videoconferência, tanto em Itaubal como em Cutias, “as partes podem participar de audiências diretamente com o juiz de Ferreira Gomes, sem que seja necessário o deslocamento”, defendeu o secretário Genner.

Ele ressalta que isso garante economia tanto para o Tribunal, quanto para o cidadão. “O ponto de inclusão digital atende à recomendação do CNJ que preconiza a instalação de pontos de inclusão que possam ser compartilhados com outros órgãos. Então, esses pontos instalados não vão ser úteis somente para o Tribunal, mas também para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), com o acordo de cooperação já firmado. Futuramente, outras instituições também devem participar”, previu Genner Moreira.

Segundo Rafaelle Gomes, chefe de Secretaria da Vara Única da Comarca de Ferreira Gomes, todos na unidade estão muito felizes com a iniciativa. “Isto vai permitir um contato direto entre o jurisdicionado e a unidade, bem como vai dar mais celeridade aos julgamentos e às audiências que antes fazíamos somente na modalidade presencial”, declarou.

“Antes realizávamos audiências lá somente a cada dois meses nas itinerantes, quando íamos a cada posto avançado. Agora vamos deixar para o presencial somente os casos mais complexos em que não seja possível realizar audiência por vídeo, como no caso de depoimentos especiais”, concluiu a servidora.

– Macapá, 24 de julho de 2023 –

Secretaria de Comunicação do TJAP

Aperte ESC para fechar

Novos Usuários...

Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

Aperte ESC para fechar

Contatos...

Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

Aperte ESC para fechar

Dúvidas...

Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.