Presidente do TJMG conduz reunião para tratar do programa de modernização dos plenários

Órgão Vinculado: Tribunal de Justiça de Minas Gerais
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O objetivo foi verificar o andamento do cronograma de atividades

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O presidente José Arthur Filho se reuniu com representantes de diversas áreas do TJMG para traçar metas ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu, nesta terça-feira (23/1), reunião para tratar do Programa de Modernização dos Plenários e implantação de telas e murais de comunicação de led nos prédios do tribunal mineiro em Belo Horizonte (MG).   

Durante o encontro foi alinhado o cronograma do fluxo de trabalho após o projeto de modernização dos plenários; a adoção de software de streaming, de videoconferência e de gravação, indexação e transcrição de sessões; além de sistema de votação (módulo Eleição e módulo Administrativo e Emenda Regimental). 

“Foi uma reunião extremamente importante para traçarmos várias metas até o final da gestão e discutirmos projetos em andamento, com a presença de diversos setores do tribunal ligados às áreas de engenharia, informática, comunicação, entre outros”, disse o presidente.

Ele ressaltou a importância de fortalecer o compartilhamento de informações entre as áreas. "O TJMG deve funcionar como uma orquestra sinfônica, regida por um maestro, mas todos exercendo papel de grande importância. Cada um deve tocar seu instrumento de maneira afinada. Os sons evitarão ruídos e se transformarão em boa música à medida que forem tocados em plena harmonia para que possamos, cada vez mais, inovar, compartilhar ideias e caminhar rumo à modernidade”, afirmou. 

Presenças

Participaram da reunião a superintendente administrativa-adjunta de Gestão Estratégica do TJMG, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; os juízes auxiliares da Presidência Rodrigo Martins Faria e Raquel Gomes Barbosa; além de representantes da Secretaria Especial de Governança e Gestão Estratégica (Segove); da Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep); da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom); da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor); da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep); da Assessoria Técnica e Jurídica para Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Ascont); da Secretaria do Órgão Especial (Seoesp); da Coordenação de Adaptações de Instalações Prediais (Coinp); da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad); e do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe).

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Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

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6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

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7- O que o cadastro de usuário me permite?

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8- A Connect-Jus tem domínio público?

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9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

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10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

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11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

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