TRE-RN realiza desfazimento sustentável de equipamentos de TI

Órgão Vinculado: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
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Foto cnj 8cdba

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte renova periodicamente os seus equipamentos de informática e equipamentos energéticos e, como esses bens se tornam inservíveis para a Administração, deve ser promovido o desfazimento, mediante destinação sustentável e que alcancem o fim social.

Neste sentido, foi firmado o Acordo de Cooperação entre o TRE-RN e o IFRN com a finalidade de estabelecer a integração entre as duas entidades referidas, objetivando o recolhimento de material permanente da área de Processamento de Dados e Material Energético, como computadores, notebooks, impressoras e estabilizadores.

A entrega dos bens para entidades de ensino que possam reciclar/consertar os equipamentos danificados, ou disponibilizar os que estiverem em bom estado de conservação para uso dos seus alunos, estaria alcançando o fim social por excelência, como também ajudando a reduzir os impactos ambientais que seriam gerados com a produção de lixo eletrônico.

Conforme previsto no acordo, os itens que entram em processo de desfazimento de bens pelo TRE-RN, são direcionados para o Laboratório de Manutenção de Instalações Elétricas (LAMIE), vinculado à Diretoria Acadêmica de Indústria (DACIN), do IFRN, sob a coordenação do professor Alessandro Pontes Cavalcanti. No laboratório, o material recebe manutenção e segue para doação para instituições inscritas.  

Ação Social

Em abril deste ano foram doados à Escola Municipal Celestino Pimentel, mais de 70 itens de tecnologia, sendo 10 computadores, além de monitores, teclados, mouses e cabos, como resultado prático da parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 2/2021 – TRE-RN

A ação faz parte do projeto de extensão “Recondicionamento de computadores”, que tem como objetivo promover a inclusão digital de pessoas em condição de vulnerabilidade social. “A carência de recursos financeiros e de acesso à informação refletem diretamente no baixo nível de escolaridade e de empregabilidade, por isso é fundamental termos parceiros que nos apoiem nessa projeto em que conseguimos levar tecnologia para onde precisa”, relata o professor Alessandro Pontes.

Como participar

A escola, sindicato, grupo comunitário ou outra instituição que necessita desse tipo de material para garantir acesso e inclusão digital, pode entrar em contato com o IFRN por meio de ofício endereçado para o diretor-geral do Campus CNAT, professor Jonas Eduardo Gonzales Lemos, através do email: gabin.cnat@ifrn.edu.br.

O ofício pode ter em seu conteúdo as seguintes informações: "Tendo conhecimento do trabalho realizado pelo professor Alessandro Pontes Cavalcanti, responsável pelo Laboratório de manutenção de instalações elétricas da diretoria de indústria do Cnat no recondicionamento de computadores doados pelo TRE solicitamos a possibilidade de doação de X computadores, Y impressoras para (LOCAL, ENDEREÇO), tendo em vista as necessidades (ESPECIFICAR QUAIS)”. 

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Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

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Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

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Dúvidas...

Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

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Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.