TRE-RN inova com carta de convocação de mesário em linguagem simples

Órgão Vinculado: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

WhatsApp Image 2024 07 24 at 14.50.07 86a80

 

 

Em 2024, a partir de oficinas do LIODS (Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) AlziraInova, o TRE-RN produziu protótipo de carta de convocação de mesários em linguagem simples com membros das Zonas Eleitorais. 

O seu conteúdo deixou de ser meramente textual (como o modelo do sistema ELO - Cadastro Eleitoral) e contou com total repaginação, agrupando-se elementos, com iconografia própria, além de linguagem direta, econômica e inclusiva.

 Após validação do projeto gráfico e de seu conteúdo, inclusive por alguns mesários, o modelo foi submetido à Alta Administração, que o aprovou para implementação. O protótipo foi encaminhado ao TSE, com a sugestão de sua inclusão no sistema ELO a  nível nacional.

 A carta convocatória de mesários inova por meio da inclusão de links e QR codes para vídeos instrucionais (com legendas e Linguagem Brasileira  de Sinais - Libras, elaborados em parceria com a Assessoria de Comunicação), bem como, para aplicativos de treinamento (lojas Android/iOS) e  para o portal de Mesários do TRE-RN.

 A implementação da nova carta foi realizada pela Seção de Desenvolvimento de Sistema (SDS/COSIS), da Coordenadoria de Sistemas Corporativos (COSIS), ambas unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE) do TRE-RN.

 A carta faz parte do Sistema de Mesários, aplicação da intranet desenvolvida pela SDS/COSIS, já utilizado pela Zonas Eleitorais e consagrado, desde 2022, pela facilidade na execução das tarefas de convocação e pagamento de mesários. Tal solução possibilita melhor gerenciamento dos dados das convocações, por meio do acesso centralizado às seções, locais de votação e juntas apuradoras que possuem vagas de mesários não preenchidas. 

 A geração das cartas pode ser feita individualmente ou em lote, a partir dos dados do sistema ELO, com o preenchimento automático de informações dos mesários, local de trabalho, turmas de treinamento presencial, à distância ou por aplicativo do TSE. A nova funcionalidade conta, ainda, com a validação de sua autenticidade por sistema desenvolvido pela Seção de Novas Tecnologias (SNT/COSIS/STIE).

 A comunicação com o mesário ocorre via WhatsApp Web, a partir do número cadastrado no Cadastro Eleitoral, facilitando o envio das cartas de convocação.

 Além das funcionalidades anteriores, todo o gerenciamento de informações de pagamentos de mesários foi implementado, permitindo às Zonas Eleitorais informar quais mesários serão remunerados na véspera e dia do pleito. Após os lançamentos das informações de pagamento, o Sistema também emite o arquivo com layout de pagamentos via PIX do Banco do Brasil, permitindo que o pagamento seja processado no próprio dia do pleito.

 O Sistema de Mesários com a nova carta convocatória é mais uma iniciativa de transformação digital no âmbito do TRE-RN, em consonância com a Resolução TRE-RN n.º 113/2023, que instituiu a política de Linguagem Simples na Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Aperte ESC para fechar

Novos Usuários...

Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

Aperte ESC para fechar

Contatos...

Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

Aperte ESC para fechar

Dúvidas...

Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.