Projeto Selo Linguagem Simples,um fomento à utilização de linguagem simples, clara e acessível, em atos administrativos e judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Órgão Vinculado: Tribunal Regional Federal da 2° Região

Avaliação do Usuário: 5 / 5

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O projeto é uma Iniciativas de fomento à utilização de linguagem simples, clara e acessível, em atos administrativos e judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, promovendo a democratização do acesso à justiça, a inclusão social e a efetividade dos direitos fundamentais.

Objetivo do projeto é aproximar o TRF2 da população, tornando seus serviços mais descomplicados e transparentes com o uso da linguagem simples, que se configura como ferramenta crucial para a democratização do acesso à justiça, promovendo a inclusão social e a efetividade dos direitos fundamentais.

A pergunta norteadora do Projeto foi "Como podemos, na Justiça Federal da Segunda Região (JFRJ), ampliar o uso da Linguagem Simples direta e compreensível a todas as pessoas na produção de iniciativas, decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade?"  Este foi o desafio que guiou todo o processo da oficina, com o objetivo de atender da melhor forma possível as necessidades dos usuários da JF2R.

A utilização do Design Thinking no projeto norteou a criação de soluções viáveis para tornar a comunicação do TRF2 mais clara, direta e acessível. O projeto objetiva aproximar o TRF2 da população, tornando seus serviços mais compreensíveis e transparentes com o uso da linguagem simples, que se configura como ferramenta crucial para a democratização do acesso à justiça, promovendo a inclusão social e a efetividade dos direitos fundamentais.

Foram realizadas as seguintes intregras:

1) - Nota Técnica do Centro de Inteligêcia do Tribunal Regional Federal da 2ª Região -Tema: Uso, sempre que possível, da linguagem simples e elementos visuais em relatórios, pareceres, decisões, atos administrativos e nas comunicações em geral no âmbito do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, para facilitar a compreensão das informações.

Publicada a Nota Técnica nº 09/2024, do Centro de Inteligência da Justiça Federal da 2ª Região em https://static.trf2.jus.br/nas-internet/documento/institucional/inteligencia/centro-de-inteligencia-trf2-nota-tecnica-2024-09.pdf a

2) - Capacitação para magistrados e servidores em uso da Linguagem Simples - curso Da Oralidade aos algoritmos e a mudança da linguagem: aprendendo sobre Legal Design, Visual Law e Linguagem Simples.

Foram realizadas oficinas e palestras para conscientizar e capacitar os participantes para o uso da Linguagem Simples. No âmbito do TRF2 foram capacitadas 22 (vinte e duas) pessoas na formação de laboratorista do TRF2. Ao todo participaram do treinamento 51 pessoas entre magistrado e servidores dos tribunais integrantes do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – FOJURJ.

3) Glossário Jurídico em Linguagem Simples: Manual para orientar o cidadão sobre o significado das expressões técnicas.

Disponibilizado em:

https://static.trf2.jus.br/nas-internet/documento/institucional/LIODS/vocabulario-juridico-em-linguagem-simples.pdf

4) Vídeo sobre Linguagem Simples: Material audiovisual para divulgar o uso da linguagem simples.

Disponibilizado em:

https://static.trf2.jus.br/nas-internet/video/2024/video-sobre-linguagem-simples-liods-trf2.mp4

5) . Protocolo para Eventos Internos: Diretrizes para evitar formalidades excessivas em eventos - Protocolo Eventos COGESA sem formalidades excessivas (passível de replicar em outras unidades do TRF2).

Disponibilizado em:

 https://static.trf2.jus.br/nas-internet/documento/institucional/LIODS/minuta-de-protocolo-eventos-cogesa-sem-formalidades-excessivas.pdf

6)  Boletim Linguagem Simples com Notícias e informações sobre o uso da Linguagem na Justiça Federal da 2ª Região

Disponibilizado em:

https://static.trf2.jus.br/nas-internet/documento/institucional/LIODS/boletim-informativo-linguagemsimples.pdf

Por fim, acesse a plataforma RenovaJud ( https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1099 para visualizar informações acerca da  abordagem Design Thinking, que auxiliou na criação, de forma colaborativa, de soluções por meio de um processo dinâmico, multidisciplinar e centrado nas pessoas.

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Novos Usuários...

Para realizar acesso a Connect-Jus - Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

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Contatos...

Nossa equipe está à disposição para acolhimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

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Dúvidas...

Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.