TRT/RJ passa a utilizar ferramentas do Google Workspace

Órgão Vinculado: Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região
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O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), que atende ao estado do Rio de Janeiro, contratou a suíte de ferramentas do Google, a Google Workspace. Na prática, o Google Workspace funciona como uma solução de comunicação, colaboração e produtividade baseada em nuvem, e a nova versão permite integrações que melhoram a acessibilidade e a flexibilidade do ambiente de trabalho com segurança. Neste primeiro momento estarão disponíveis as plataformas Gmail, Google Meet e Google Docs.

Para o primeiro trimestre de 2023, está prevista também a utilização do Google Drive. Segundo Paulo Martinez, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) - unidade que está à frente da contratação e da implantação das plataformas no Tribunal -, a partir dessa plataforma, os colaboradores podem simultaneamente trabalhar na construção ou edição de um mesmo documento de texto ou planilha, mesmo estando em locais diferentes. 

Os colaboradores podem fazer uma videoconferência e editar o documento. Isso dispensa a necessidade de trocar inúmeros e-mails até que o documento seja concluído. Essa ferramenta ainda reduz as chances de ruídos de comunicação e, consequentemente, de retrabalhos. Todas as alterações realizadas ficam no histórico de atualização do documento, simplificando eventuais recuperações. A plataforma em nuvem também traz um grande ganho em termos de flexibilidade. Isso porque os colaboradores não ficam mais condicionados a trabalhar somente nos computadores do TRT/RJ, uma vez que eles podem acessar os arquivos e e-mails por meio de dispositivos móveis como tablet ou celular.

Os servidores da STI serão os primeiros a utilizarem a suíte de aplicativos. Após feitos os testes necessários com vistas à implantação no âmbito de todo o Regional, magistrados e servidores receberão, pela intranet e demais canais de comunicação interna, instruções acerca do que deverão fazer para usufruir dos benefícios da implantação desta nova ferramenta.

Vale observar que, mesmo após o uso da ferramenta Google Workspace, o Balcão Virtual, audiências e sessões continuarão usando a plataforma Zoom, que foi a escolhida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para utilização na Justiça do Trabalho.

Fonte: TRT1

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  1. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão. (Os cadastros são realizados por servidores lotados nas Corregedorias de cada Tribunal. Para informações sobre as corregedorias acesse: https://www.cnj.jus.br/corregedoriacnj/corregedorias-nos-tribunais/)
  2. Após o cadastro acesse a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse o sistema Corporativo, utilizando também o CPF como login e senha. 

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

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Esse canal também está aberto para a identificação de erros na ferramenta e indicação de documentos e arquivos. Envie e-mail para: connect@cnj.jus.br.

 

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Perguntas Frequentes 

 1- O que é a Connect-Jus?

A Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos. sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos e a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade, podendo ser acessada por dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário.

2- Qual sua principal finalidade?

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021. 

3- O que ela acrescenta para o Poder Judiciário?

A Connect-Jus atende a Resolução 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), e busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

4- Como faço para ter acesso a Connect-Jus?

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5- Quem pode participar da Connect-Jus?

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

6- Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

7- O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

8- A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos

9- Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus? E quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

10- Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.

Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

11- Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

12- O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.

13- A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você pode nos contatar pelo e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br ou connect@cnj.jus.br.